sábado, 21 de agosto de 2010

A Família - Diálogo entre o Sacerdote e o Samaritano (Ariovaldo Ramos)



Samaritano E aí... Esperando o Messias?

Sacerdote Claro!

Samaritano Então, vem aí o Messias para por Israel sobre tudo e sobre todos?

Sacerdote A maioria pensa assim, meu amigo, mas estou chegando a outra conclusão.

Samaritano Opa! Você saiu da caixa, mesmo!

Sacerdote Exato! Eu estou retomando a questão da Imagem de Deus.

Samaritano Ah sei! A Thorah¹ ensina que fomos feito à Imagem e Semelhança de Deus. Inclusive, parece que isso tem a ver com o fato de que: como Deus, somos seres racionais e cônscios de nós e do outro, assim como moralmente responsáveis, por causa da permissão que temos para decidir sem restrição. Por isso Deus nos julga e julgará.

Sacerdote Eu também pensava assim, mas estou mudando de ideia.

Samaritano Como? Você acha que tem mais do que isso?

Sacerdote Veja! Essas qualidades, que você alistou, os anjos também têm. Também são racionais, basta acompanhar os diálogos angélicos encontrados no texto sagrado, também têm consciência de si e do outro e há anjos do mal, o que implica em que houve algum tipo de julgamento, porque perderam o seu estado natural. E, se houve julgamento, são, também, seres moralmente responsáveis!

Samaritano Então, a gente tem de ter algo que eles não têm.

Sacerdote Exato! Você sabe dos dois conceitos que há, na língua hebraica, que, embora traduzidos por um, único, ou unidade, em outras línguas, no hebraico têm diferença entre si

Samaritano Sim, conheço, as palavras “echad” e “yachid”. A gente usa “yachid” quando quer falar de peça única, como em uma pedra, e usa “echad” quando quer falar de unidade necessariamente acompanhada de outras, como em um cacho de uvas, por exemplo.

Sacerdote Pois, você já notou que quando Moisés fala que Deus é único, no chamado à adoracao no Deuteronomio 6.4, ele usa a palavra “echad”? E que, quando fala, no Gênesis 1.24, que Deus disse que o homem deve deixar pai e mãe e se unir à sua mulher, e que, quando isso acontece, se tornam uma só carne, também usa a palavra “echad” para designar o efeito da comunhão entre homem e mulher?

Samaritano Rapaz! Isso é de impressionar! Você está a dizer que é na constituiçãoo da família que nos tornamos imagem de Deus?

Sacerdote Não ao nos constituirmos família, mas, no fato de sermos família. A gente não pode esquecer que Moisés nos ensinou que somos uma família, nós, todos os seres humanos, de todas as nações, viemos de um único casal: somos uma só família. Estou dizendo que somos imagem e semelhança de Deus, porque somos uma só família. E, cada um de nós, o é, porque nasceu nessa família, dessa família e para viver por essa e nessa família.

Samaritano Sim, pode até ser, mas isso se perdeu! Veja o nosso caso, somos de nações irreconciliáveis! Aliás, nem na família a gente vê isso!

Sacerdote Pois é! Isso que eu penso que o Messias fará: conciliará todas os seres humanos e todas as nações, fazendo ressurgir a família humana, assim a imagem e semelhança de Deus reaparecerá!

Samaritano Lindo! E isso é muito mais do que restaurar a Israel! Todos seremos contemplados! Mas, você, ao dizer isso, não está dizendo que Deus, também, é uma família

Sacerdote É. Ou, no mínimo, unidade acompanhada, necessariamente, de outra ou outras. Eu percebo que Moisés insistiu em falar de Deus no plural. Assim como insistiu em dizer que nós, humanos, somos uma só criação, porque Deus só manipulou o barro uma vez, e só soprou uma vez, e que Adão, disse ele no Gênesis 5.1-2, era o nome do casal e não do macho, de modo que, quando Deus passeava no jardim, e chamava por Adão, o casal se apresentava a Ele.

Samaritano Você está a dizer que Deus é uma família?

Sacerdote Bem... Acho que ainda não consigo dizer isso, mas estou profundamente incomodado com essa possibilidade².

Samaritano Bom, meu amigo, você já me deu muito para pensar; a gente se vê.


Notas:

¹A Lei de Moisés - N.A.

² Nós, cristãos, cremos que Deus é uma família: Pai, Filho e Espírito Santo (Um Deus e Três Pessoas) - N.A.

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